Avançar para o conteúdo principal

Conta Torga - Peripécia Teatro


No próximo dia 16 de outubro a Companhia Peripécia Teatro vai levar à cena, pelas 15:20, no auditório da Escola Secundária São Pedro a peça “Conta Torga”. Esta atividade é financiada pelo Município de Vila Real e dinamizada pela Rede de Bibliotecas de Vila Real, no âmbito do MIBE (Mês Internacional das Bibliotecas Escolares).

Porquê Torga?

Talvez alguém possa perguntar que necessidade haverá de voltar a explorar um autor tão reconhecido. Precisamente por essa imagem de pilar da cultura portuguesa parecia interessante sacudir o totem e ver que novidades nos caiam.

De forma que os dois contos que vão ver parecem continuar a ecoar desde o passado até aos nossos dias.

“O Segredo” é, sem dúvida, uma história impactante cheia de reminiscências da tragédia grega num mundo rural transmontano. Aborda, entre muitas outras coisas, a dificuldade de viver de quem é diferente.

“Vicente” está muito mais na linha da sátira contra o poder estabelecido, com uma ironia e um sarcasmo que não perderam nada da sua eficácia e atualidade.

Para criar o espetáculo procurou-se em todo o momento encontrar os meios e estilos de representação que potenciavam e respeitavam escrupulosamente a maravilhosa qualidade dos textos.

São, então, duas abordagens teatrais muito diferentes para prestar homenagem a um autor tão polifacético e contemporâneo como Miguel Torga.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

A Vida no Céu de José Eduardo Agualusa

  A vida no Céu, um romance de José Eduardo Agualusa que nos obriga a refletir sobre as questões da sustentabilidade, tem como subtítulo “Romance para Jovens e Outros Sonhadores”. A ação localiza-se num futuro não datado, 30 anos depois do grande dilúvio que submergiu os pontos mais elevados da Terra. A vida sobre as águas tornou-se insustentável, devido à temperatura e à toxicidade dos mares. Os sobreviventes vivem nas nuvens, no céu, em grandes ou pequenos aglomerados populacionais. Há dirigíveis enormes, com nomes como Xangai, New York e São Paulo; as famílias mais pobres, sem meios para comprar apartamentos nessas cidades flutuantes, construíram balões, muitos deles rudimentares. Depois da apresentação e análise desta obra, terminaremos com uma atividade interativa, envolvendo todos os participantes na sessão. A atividade foi um sucesso. Muito formativa e interativa.