No próximo dia 16 de outubro a Companhia Peripécia Teatro vai levar à cena, pelas 15:20, no auditório da Escola Secundária São Pedro a peça “Conta Torga”. Esta atividade é financiada pelo Município de Vila Real e dinamizada pela Rede de Bibliotecas de Vila Real, no âmbito do MIBE (Mês Internacional das Bibliotecas Escolares).
Porquê Torga?
Talvez alguém possa perguntar que necessidade haverá de voltar a explorar um autor tão reconhecido. Precisamente por essa imagem de pilar da cultura portuguesa parecia interessante sacudir o totem e ver que novidades nos caiam.
De forma que os dois contos que vão ver parecem continuar a ecoar desde o passado até aos nossos dias.
“O Segredo” é, sem dúvida, uma história impactante cheia de reminiscências da tragédia grega num mundo rural transmontano. Aborda, entre muitas outras coisas, a dificuldade de viver de quem é diferente.
“Vicente” está muito mais na linha da sátira contra o poder estabelecido, com uma ironia e um sarcasmo que não perderam nada da sua eficácia e atualidade.
Para criar o espetáculo procurou-se em todo o momento encontrar os meios e estilos de representação que potenciavam e respeitavam escrupulosamente a maravilhosa qualidade dos textos.
São, então, duas abordagens teatrais muito diferentes para prestar homenagem a um autor tão polifacético e contemporâneo como Miguel Torga.
Comentários