Avançar para o conteúdo principal

Ateliê de leitura em voz alta pela Companhia Andante

Nos dias 29 e 30 de outubro, a Companhia Andante vai dinamizar com alunos do 3ºCiclo uma Oficina de Leitura em Voz Alta. Promover a escuta ativa; Ler textos com entoação e ritmo adequados; Contribuir para o desenvolvimento das competências de fluência e precisão de leitura; Ler textos variados em diferentes suportes, com precisão, rapidez e alguma expressividade, são alguns dos objetivos desta atividade.

"Ler em voz alta é um processo cognitivo mais complexo do que ler em silêncio, falar ou ouvir, pois envolve diferentes operações: controlo motor, audição e autorreferência (o facto de ter sido eu a dizer isto), as quais ativam o hipocampo - uma região do cérebro associada à memória. Em comparação com a leitura silenciosa, o hipocampo é mais ativo durante a leitura em voz alta, o que ajuda a explicar por que esta é uma ferramenta de memória tão eficaz. Na realidade, o facto de a pessoa falar e se ouvir contribui para fixar as palavras na memória a longo prazo. Ao adicionar ação a uma palavra, esta tende a tornar-se “mais distinta na memória a longo prazo”. Este envolvimento ativo entre a aprendizagem e a memória é extremamente benéfico, em todas as idades."(Silveira, 2012)


Avaliação da atividade:



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação: