segunda-feira, 25 de maio de 2015

Encontro com a escritora Cristina Carvalho


A vinda dos escritores às escolas proporcionam sempre momentos marcantes tanto para os autores como para os alunos e isso ficou provado no dia 21 de maio, às 10:00 h, no auditório desta escola, onde professores e alunos receberam a escritora Cristina Carvalho, que veio de Lisboa para falar das suas obras.
Depois da apresentação, a escritora colocou algumas questões aos alunos sobre o conhecimento das suas obras, mas estes, ou por desconhecimento ou por alguma timidez, não mostraram muita recetividade na interação. No entanto, quando a escritora referiu que soma já 12 livros publicados e começou a desvendar as histórias de alguns livros, nomeadamente de três“O Gato Upsala”,“Nocturno”e “Lusco-fusco”,que fazem parte do Plano Nacional de Leitura, todos sentiram que, afinal, já eram livros familiares e alguns até se encontram na BE da escola. Depois da forma habilidosa com que a escritora soube lidar com a plateia, a sessão ganhou mais animosidade e decorreu de forma descontraída e interativa, com perguntas bastante interessantes, incluindo aspetos da sua vida literária, da sua biografia pessoal, influências exercidas por familiares, uma vez que deu a conhecer que é filha de António Gedeão, preferências por outros autores, gostos musicais, entre muitos outros assuntos.
A inibição, evidenciada no início da sessão, depressa deu lugar a um ambiente descontraído e informal, o que deixou a escritora bastante satisfeita. É de realçar a mensagem com que esta finalizou-se a sessão:para se escrever, são necessárias duas condições:ter propensão e muita leitura.
Os alunos estão de parabéns pela forma ordeira com que estiveram na sessão e, essencialmente, pelas perguntas pertinentes que colocaram à escritora!

Ana Teixeira
Enviar um comentário

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Seguidores