Avançar para o conteúdo principal

Encontro com a escritora Cristina Carvalho


A vinda dos escritores às escolas proporcionam sempre momentos marcantes tanto para os autores como para os alunos e isso ficou provado no dia 21 de maio, às 10:00 h, no auditório desta escola, onde professores e alunos receberam a escritora Cristina Carvalho, que veio de Lisboa para falar das suas obras.
Depois da apresentação, a escritora colocou algumas questões aos alunos sobre o conhecimento das suas obras, mas estes, ou por desconhecimento ou por alguma timidez, não mostraram muita recetividade na interação. No entanto, quando a escritora referiu que soma já 12 livros publicados e começou a desvendar as histórias de alguns livros, nomeadamente de três“O Gato Upsala”,“Nocturno”e “Lusco-fusco”,que fazem parte do Plano Nacional de Leitura, todos sentiram que, afinal, já eram livros familiares e alguns até se encontram na BE da escola. Depois da forma habilidosa com que a escritora soube lidar com a plateia, a sessão ganhou mais animosidade e decorreu de forma descontraída e interativa, com perguntas bastante interessantes, incluindo aspetos da sua vida literária, da sua biografia pessoal, influências exercidas por familiares, uma vez que deu a conhecer que é filha de António Gedeão, preferências por outros autores, gostos musicais, entre muitos outros assuntos.
A inibição, evidenciada no início da sessão, depressa deu lugar a um ambiente descontraído e informal, o que deixou a escritora bastante satisfeita. É de realçar a mensagem com que esta finalizou-se a sessão:para se escrever, são necessárias duas condições:ter propensão e muita leitura.
Os alunos estão de parabéns pela forma ordeira com que estiveram na sessão e, essencialmente, pelas perguntas pertinentes que colocaram à escritora!

Ana Teixeira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

  A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional em todo o mundo. Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas para que atuem em defesa de pessoas e comunidades que veem os seus direitos humanos violados. Após a divulgação dos casos, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos, partilham informação nas redes sociais, fazem donativos e juntam-se ao nosso movimento. A 23ª edição da Maratona de Cartas decorre em Portugal de 4 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Os casos Uma corajosa defensora dos direitos das mulheres, Manahel al-Otaibi , está a cumprir uma pena de 11 anos de prisão na Arábia Saudita. Um tribunal para crimes de “terrorismo” aplicou-lhe uma pena incrivelmente severa apenas por promover os direitos das mulheres e por fazer publicações nas redes sociais. Qual é o problema?   Manahel ...