Avançar para o conteúdo principal

Canguru



A Associação Canguru sem Fronteiras é uma associação de carácter internacional que reúne personalidades do mundo da matemática de 47 países. O seu objetivo é promover a divulgação da matemática elementar por todos os meios ao seu alcance e, em particular, pela organização anual do Concurso Canguru Matemático sem Fronteiras, que tem lugar no mesmo dia em todos os países participantes. Com este concurso, pretende-se estimular e motivar o maior número de alunos para a matemática e é um complemento a outras atividades, tais como as olimpíadas.

Portugal participa no Canguru Matemático sem Fronteiras desde 2005.

No presente ano letivo, na nossa escola, participaram 33 alunos na categoria Benjamim, destinada a alunos do 7.º e 8.º ano de escolaridade e 11 alunos na categoria Cadete, destinada a alunos do 9º ano.

A nível nacional, registou-se a participação de 89 122 alunos no total, 14 063 dos quais na categoria “Benjamim” e 4 943 na categoria Cadete.

Os alunos da nossa escola obtiveram muito bons resultados, pois dos 44 participantes, 41 integram o Quadro de Excelência das melhores classificações a nível nacional. Destacam-se os alunos Ricardo Peres, na Categoria Cadete, que obteve a 32ª posição a nível nacional e Tiago Teixeira, na Categoria Benjamim, que obteve a 40ª posição a nível nacional.

Podem consultar-se todos os resultados nacionais acedendo ao sítio http://www.mat.uc.pt/canguru/.

Ao longo do ano, as professoras da escola, responsáveis por esta atividade dinamizaram ainda um concurso interno “Canguru da Quinzena”. Neste concurso interno, destacaram-se os alunos Ana Sofia Pires e Diogo Medeiros, na Categoria Benjamim e Francisco Ferreira na Categoria Cadete, por terem obtido as melhores pontuações nas respetivas categorias

A todos os participantes, em especial aos acima referidos, os nossos Parabéns.

As Professoras de Matemática: Paula Matias e Ana Bela Baldaia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação: