Avançar para o conteúdo principal

Dia das Línguas


A Poesia é …

- o suspiro do coração.
- a escadaria para a imaginação.
- a arma do intelecto.
- a encarnação dos sentimentos e dos sentidos.
- o abrigo dos mendigos da alma; o alimento de quem pede alento; a expressão daquilo que somos e não sabemos dizer.
- a palavra do coração do poeta. É na poesia que o poeta vê a verdadeira liberdade. 

O poeta é:

- um militar, a palavra o seu carregamento.
- o motorista da poesia, a palavra o seu combustível.
- o intérprete dos sentimentos e a poesia usufrui da liberdade de criação do poeta.

O poeta é um soldado.
A poesia é uma espada.

Na guerra, o poeta é um lutador que empunha a sua arma para marcar o mundo para sempre.
A principal função do poeta, da poesia, da palavra, é criar um espelho, um reflexo da alma de todos nós. É isto que faz um soldado que representa o povo e luta para vingar as suas ideias.
A poesia nasce com uma ideia, vive de um sentimento e cresce naqueles que têm
a capacidade de sonhar.

A palavra é:

- como uma arma. Quando nas mãos erradas pode causar danos irreversíveis.
- demência sã, um caos sereno, um equilíbrio desnivelado a que o poeta se sujeita e que encara corajosamente com esperança de conseguir domar.
- uma ferida que não sara.
- talvez, a arma mais forte que a humanidade possui, capaz de dissuadir e impedir guerras, capaz de mover milhões para uma causa.
Não nos esqueçamos de que “palavras, leva-as o vento” e que, para fazermos perdurar o seu poder e rigor, devemos registá-las com caneta e papel.

O que o poeta pensa,
A palavra diz,
O leitor sente!

(Alunos do 11º B)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

  A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional em todo o mundo. Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas para que atuem em defesa de pessoas e comunidades que veem os seus direitos humanos violados. Após a divulgação dos casos, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos, partilham informação nas redes sociais, fazem donativos e juntam-se ao nosso movimento. A 23ª edição da Maratona de Cartas decorre em Portugal de 4 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Os casos Uma corajosa defensora dos direitos das mulheres, Manahel al-Otaibi , está a cumprir uma pena de 11 anos de prisão na Arábia Saudita. Um tribunal para crimes de “terrorismo” aplicou-lhe uma pena incrivelmente severa apenas por promover os direitos das mulheres e por fazer publicações nas redes sociais. Qual é o problema?   Manahel ...