Avançar para o conteúdo principal

Dia das Línguas


A Poesia é …

As palavras podem ser sérias ou ditas da boca para fora. Podem aumentar o ego ou fazer com que se perca a autoestima. Podem construir ou destruir a vida de uma pessoa. Têm um poder no qual nem todos acreditam. Elas mudam-nos.
Ao início nem reparamos, mas tudo o que dizem tem um certo impacto na nossa mente, na nossa forma de pensar e de ver o mundo que nos rodeia.

A poesia é uma arte, cujos criadores expressam de forma metafórica as suas revoltas, as suas angústias, as suas paixões ou quaisquer outros sentimentos.
Com a poesia, as palavras ganham novas formas e significados.
Todos os versos combinados transformam simples frases em expressões sentimentalistas, que nos fazem pensar sobre a teoria de tudo, mas, principalmente, sobre nós mesmos.
A dificuldade de escrever um poema torna notável quem o faz. Não é fácil tirar de dentro de nós algo que possa ser apreciado e compreendido apenas pelos mais ricos de espírito.
Por vezes, as palavras são vistas como algo banal, mas, na verdade, são a nossa melhor forma de comunicação.
Ai o poder de uma palavra:
Ainda é mais poderosa do que a espada!


(Alunos do 9º G)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação: