Avançar para o conteúdo principal

Dia das Línguas


A Poesia é …

- uma ligação intemporal entre o poeta e o leitor. Não importa quando ou onde foi escrito o poema. É impossível encontrar maior consolo e fiel companhia do que na palavra do poeta.

- a fonte onde nasce a esperança daqueles cuja alma se recusa a aceitar este mundo. A alma precisa de asas para voar e essas asas de luz são a poesia que nos faz pensar se temos de aceitar o que os olhos nos revelam.~

- uma arte cujos criadores expressam de forma metafórica as suas angústias, revoltas, paixões ou quaisquer outros sentimentos. Com a poesia, as palavras ganham novas formas e novos significados.

- uma forma de jogar com as palavras, um jogo livre onde só jogam os maiores.

Todos os versos combinados transformam simples frases em expressões, em ideias que nos fazem pensar sobre a teoria de tudo, mas, principalmente, sobre nós mesmos.

As palavras:

- Podem ser sérias ou ditas da boca para fora.
- Podem aumentar o ego ou fazer com que se perca a autoestima.
- Podem construir ou destruir a vida de uma pessoa.
- Têm um poder em que nem todos acreditam. Mudam-nos.
Ao início, nem reparamos, mas tudo o que nos dizem tem um certo impacto em nós, na nossa forma de pensar e de ver o mundo que nos rodeia.


(Alunos do 9º A)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3