Avançar para o conteúdo principal

Dia das Línguas


A Poesia é …

- uma ligação intemporal entre o poeta e o leitor. Não importa quando ou onde foi escrito o poema. É impossível encontrar maior consolo e fiel companhia do que na palavra do poeta.

- a fonte onde nasce a esperança daqueles cuja alma se recusa a aceitar este mundo. A alma precisa de asas para voar e essas asas de luz são a poesia que nos faz pensar se temos de aceitar o que os olhos nos revelam.~

- uma arte cujos criadores expressam de forma metafórica as suas angústias, revoltas, paixões ou quaisquer outros sentimentos. Com a poesia, as palavras ganham novas formas e novos significados.

- uma forma de jogar com as palavras, um jogo livre onde só jogam os maiores.

Todos os versos combinados transformam simples frases em expressões, em ideias que nos fazem pensar sobre a teoria de tudo, mas, principalmente, sobre nós mesmos.

As palavras:

- Podem ser sérias ou ditas da boca para fora.
- Podem aumentar o ego ou fazer com que se perca a autoestima.
- Podem construir ou destruir a vida de uma pessoa.
- Têm um poder em que nem todos acreditam. Mudam-nos.
Ao início, nem reparamos, mas tudo o que nos dizem tem um certo impacto em nós, na nossa forma de pensar e de ver o mundo que nos rodeia.


(Alunos do 9º A)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

  A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional em todo o mundo. Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas para que atuem em defesa de pessoas e comunidades que veem os seus direitos humanos violados. Após a divulgação dos casos, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos, partilham informação nas redes sociais, fazem donativos e juntam-se ao nosso movimento. A 23ª edição da Maratona de Cartas decorre em Portugal de 4 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Os casos Uma corajosa defensora dos direitos das mulheres, Manahel al-Otaibi , está a cumprir uma pena de 11 anos de prisão na Arábia Saudita. Um tribunal para crimes de “terrorismo” aplicou-lhe uma pena incrivelmente severa apenas por promover os direitos das mulheres e por fazer publicações nas redes sociais. Qual é o problema?   Manahel ...