Avançar para o conteúdo principal

Dia das Línguas


A Poesia é …

- uma ligação intemporal entre o poeta e o leitor. Não importa quando ou onde foi escrito o poema. É impossível encontrar maior consolo e fiel companhia do que na palavra do poeta.

- a fonte onde nasce a esperança daqueles cuja alma se recusa a aceitar este mundo. A alma precisa de asas para voar e essas asas de luz são a poesia que nos faz pensar se temos de aceitar o que os olhos nos revelam.~

- uma arte cujos criadores expressam de forma metafórica as suas angústias, revoltas, paixões ou quaisquer outros sentimentos. Com a poesia, as palavras ganham novas formas e novos significados.

- uma forma de jogar com as palavras, um jogo livre onde só jogam os maiores.

Todos os versos combinados transformam simples frases em expressões, em ideias que nos fazem pensar sobre a teoria de tudo, mas, principalmente, sobre nós mesmos.

As palavras:

- Podem ser sérias ou ditas da boca para fora.
- Podem aumentar o ego ou fazer com que se perca a autoestima.
- Podem construir ou destruir a vida de uma pessoa.
- Têm um poder em que nem todos acreditam. Mudam-nos.
Ao início, nem reparamos, mas tudo o que nos dizem tem um certo impacto em nós, na nossa forma de pensar e de ver o mundo que nos rodeia.


(Alunos do 9º A)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação: