Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Filosofia - 19 de novembro de 2015

A UNESCO, em 2005, estabeleceu a terceira quinta-feira de novembro como o Dia Mundial da Filosofia.

Segundo a Diretora Geral, Irina Bokova:

"Diante da complexidade do mundo de hoje, a reflexão filosófica é acima de tudo um convite à humildade, a dar um passo atrás e iniciar um diálogo fundamentado, para construir juntos as soluções para os desafios que estão além do nosso controle. Esta é a melhor maneira de educar cidadãos esclarecidos, preparados para combater a estupidez e o preconceito. Quanto maiores as dificuldades encontradas tanto maior será a necessidade da filosofia para dar sentido a questões de paz e desenvolvimento sustentável". 

Ao estabelecer o Dia Mundial da Filosofia, a UNESCO destacou a importância desta disciplina, especialmente para os jovens, sublinhando que "a filosofia é uma disciplina que estimula o pensamento crítico e independente e é capaz de trabalhar no sentido de uma melhor compreensão do mundo e de promover a tolerância e a paz.

Para pensar:



Imagem retirada daqui



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação: