Avançar para o conteúdo principal

Prémio Goncourt 2015


Mathias Énard conquistou o prémio Goncourt.


Mathias Énard nasceu em 1972, estudou persa e árabe, e viveu largos períodos no Médio Oriente. É atualmente professor de árabe na Universidade de Barcelona. 


O prémio foi atribuído ao romance Boussole, ainda não editado em Portugal e que o autor dedica ao povo sírio. 






Detentor de muitos outros prémios tem algumas obras traduzidas para português.  Fala-lhes de Batalhas, de Reis e de Elefantes, faz parte do Plano Nacional de Leitura.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação: