Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Filosofia


Comemora-se hoje o Dia Mundial da Filosofia. Eis alguns livros em destaque, hoje, na Biblioteca e que pode requisitar.

Livros

Qual o sentido da vida? 
E a natureza da morte? 
Existe mundo exterior? 
Seremos realmente livres? 

«Escreve-se acerca destes problemas há milhares de anos, mas a matéria-prima filosófica vem directamente do mundo e da nossa relação com ele, e não de escritos do passado», afirma o autor na introdução. O autor oferece-nos uma  introdução aos principais problemas, teses e argumentos da filosofia, colocando a ênfase na capacidade de levantar questões, traçar distinções e formular hipóteses.








Poderemos conhecer alguma coisa com segurança, ou será tudo um mar de dúvidas? 
O que é a consciência? Será que temos uma alma imortal? Ou somos apenas um produto das leis da natureza?
Seremos realmente livres, ou estará tudo determinado pelas leis da natureza? Ou haverá maneira de sermos livres apesar de tudo depender das leis da natureza?
O corpo é meu, o cérebro é meu e os pensamentos são meus — mas onde está o eu que é proprietário disso tudo? O que é o eu? Será que é apenas uma ilusão?
E que dizer de Deus e da religião? Será que Deus existe? E os milagres? Será que a fé está para além do pensamento? 
O que é a lógica? Serve para alguma coisa? E as probabilidades? Como pode a lógica ajudar-nos a compreender melhor o mundo? 
Será o mundo como a ciência diz que é? Mas como é o mundo que a ciência descreve? 
Como podemos tomar melhores decisões na nossa vida? 




Essencial para o secundário e o superior. A filosofia da religião, a Ética, a filosofia política, epistemologia e metafísica, filosofia da ciência, filosofia da mente, filosofia da arte. Mais uma obra para que professores e estudantes possam enfrentar e mudar a deplorável situação do ensino da filosofia no nosso pais. E para o publico em geral que queira pensar criticamente sobre os grandes temas que interessam a todos, como a eutanásia ou a democracia.











Imagens e textos retirados daqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E