Avançar para o conteúdo principal

Exibição do documentário …além da sala de espera de José Paulo Santos na Escola S/3 S. Pedro


No dia 24 de novembro, integrada no conjunto de atividades da Semana da Ciência e Tecnologia, promovidas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), decorreu na Escola S/3 S. Pedro a exibição do documentário …além da sala de espera, com a presença do autor, José Paulo Santos e da Professora Doutora Anabela Oliveira.

O documentário, que retrata a vida de um casal de eremitas - Maria Feliz e Feliz - que fizeram de uma zona rural do concelho de vila real o local de realização do sonho de viverem do que a terra dá, sem tecnologia mas com muita  sabedoria, está a fazer um percurso de sucesso, tendo conquistado uma menção honrosa no ART & TUR – International Tourism Film Festival prevendo-se ainda a sua presença nos próximos meses em festivais na Austrália, Índia e Estados Unidos.




O autor, antigo aluno da escola, foi jornalista colaborador da TVI, sendo atualmente investigador na UTAD, na área das Ciências da Comunicação.

Assistiram à exibição do documentário alunos dos 10º e 11º anos, acompanhados dos professores de Filosofia, que interpelaram o autor do filme com questões pertinentes e reveladoras de alguma reflexão sobre o peso (excessivo?) da tecnologia nas nossas vidas.


Com imagens belíssimas e grandes planos que convidam ao questionamento das nossas crenças sobre diferentes modos de vida, o filme constitui-se como um excelente pretexto para iniciar uma reflexão filosófica sobre o mundo em que vivemos e o mundo em que queremos viver.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E