Avançar para o conteúdo principal

Semana da Ciência e Tecnologia - 2019


Nos dias 24 a 30 de novembro, decorreu a celebração da Semana da Ciência e da Tecnologia 2019 e como não podia deixar de ser o Clube de Ciência Viva da Escola Secundária São Pedro associou-se a esta comemoração com a exibição de um filme relacionado não só com a ficção científica mas também com a segregação racial e sexual. Foi ainda realizada uma palestra, também no âmbito da Física, para o 12º ano.
O filme “Elementos Secretos”, com o título original de “Hidden Figures” reporta-se ao início da década de 1960, época em que os EUA e a União Soviética se encontram em plena Guerra Fria. A disputa pela corrida espacial entre as duas potências é uma evidência e nenhum dos países está disposto a perder a oportunidade de colocar o primeiro homem no espaço. 
Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson são três mulheres afro-americanas cujos cérebros brilhantes lhes valeram cargos na NASA, apesar da segregação racial e sexual ser ainda uma realidade. Numa época em que os computadores eram ainda muito rudimentares, foram as suas extraordinárias capacidades de cálculo matemático que definiram as complexas trajetórias que tornaram possível colocar na órbita da Terra o astronauta John Glenn, no dia 20 de Fevereiro de 1962, tornou-se, assim, o primeiro norte-americano a fazê-lo.
Já a palestra “Batatas Requentadas e Imagens Açucaradas” foi realizada pela professora Paula Lopes, coordenadora do Clube Quarck Up/Ciência Viva, a uma turma de 12º ano da área de Física.
Sónia Nogueira


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E