Avançar para o conteúdo principal

Semana da Ciência e Tecnologia - 2019


Nos dias 24 a 30 de novembro, decorreu a celebração da Semana da Ciência e da Tecnologia 2019 e como não podia deixar de ser o Clube de Ciência Viva da Escola Secundária São Pedro associou-se a esta comemoração com a exibição de um filme relacionado não só com a ficção científica mas também com a segregação racial e sexual. Foi ainda realizada uma palestra, também no âmbito da Física, para o 12º ano.
O filme “Elementos Secretos”, com o título original de “Hidden Figures” reporta-se ao início da década de 1960, época em que os EUA e a União Soviética se encontram em plena Guerra Fria. A disputa pela corrida espacial entre as duas potências é uma evidência e nenhum dos países está disposto a perder a oportunidade de colocar o primeiro homem no espaço. 
Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson são três mulheres afro-americanas cujos cérebros brilhantes lhes valeram cargos na NASA, apesar da segregação racial e sexual ser ainda uma realidade. Numa época em que os computadores eram ainda muito rudimentares, foram as suas extraordinárias capacidades de cálculo matemático que definiram as complexas trajetórias que tornaram possível colocar na órbita da Terra o astronauta John Glenn, no dia 20 de Fevereiro de 1962, tornou-se, assim, o primeiro norte-americano a fazê-lo.
Já a palestra “Batatas Requentadas e Imagens Açucaradas” foi realizada pela professora Paula Lopes, coordenadora do Clube Quarck Up/Ciência Viva, a uma turma de 12º ano da área de Física.
Sónia Nogueira


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Trabalhos dos alunos do 8º ano Turmas D, F e G - Cidadania e Desenvolvimento - Realizados em articulação com a BE.

Cidadania e Desenvolvimento - 8ºE - Trabalhos realizados em articulação com a BE

Resultados do Concurso "A Melhor Quadra de Natal"

Eis algumas das melhores quadras de Natal que os alunos do 7º ano criaram: