Avançar para o conteúdo principal

Reciclar com responsabilidade

Porque é que nem todo o papel e cartão pode ser reciclado?

Porque o papel  e cartão para serem reciclados deverão manter inalteradas as suas propriedades originais.
 
O  papel e o cartão, pela sua natureza, são absorventes (em maior ou menor escala). Desta forma, quando em contacto com outros produtos (especialmente líquidos) têm tendência a absorve-los, o que leva a que as suas propriedades fiquem alteradas. Por este motivo, não é possível reciclar papel sujo com gordura, embalagens de cartão com gordura (ex. caixas de pizza), papel de cozinha, lenços de papel e guardanapos sujos, etc.
 
Por outro lado, papéis plastificados, papéis autocolantes, sacos de cimento, toalhetes e fraldas por estarem em contacto com outras substâncias ou por lhe terem sido incorporados outros produtos (como é o caso da plastificação) não podem ser reciclados juntamente com o restante papel e cartão. Estes tipos de papel deverão ser encaminhados para a fração indiferenciada dos resíduos, vulgo "lixo”, para que tenham o correto encaminhamento a dar a este tipo de material e desta forma não contaminem o papel e cartão limpos.
 
Se cumprirmos este simples procedimento, será possível encaminhar muito mais papel e cartão para reciclagem e desta forma contribuir para a poupança de recursos naturais e energia.
 
Recapitulando: papel e cartão limpo é SEMPRE no ecoponto Azul!
 
Ver mais informação aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação: