Avançar para o conteúdo principal

Reciclar com responsabilidade

Porque é que nem todo o papel e cartão pode ser reciclado?

Porque o papel  e cartão para serem reciclados deverão manter inalteradas as suas propriedades originais.
 
O  papel e o cartão, pela sua natureza, são absorventes (em maior ou menor escala). Desta forma, quando em contacto com outros produtos (especialmente líquidos) têm tendência a absorve-los, o que leva a que as suas propriedades fiquem alteradas. Por este motivo, não é possível reciclar papel sujo com gordura, embalagens de cartão com gordura (ex. caixas de pizza), papel de cozinha, lenços de papel e guardanapos sujos, etc.
 
Por outro lado, papéis plastificados, papéis autocolantes, sacos de cimento, toalhetes e fraldas por estarem em contacto com outras substâncias ou por lhe terem sido incorporados outros produtos (como é o caso da plastificação) não podem ser reciclados juntamente com o restante papel e cartão. Estes tipos de papel deverão ser encaminhados para a fração indiferenciada dos resíduos, vulgo "lixo”, para que tenham o correto encaminhamento a dar a este tipo de material e desta forma não contaminem o papel e cartão limpos.
 
Se cumprirmos este simples procedimento, será possível encaminhar muito mais papel e cartão para reciclagem e desta forma contribuir para a poupança de recursos naturais e energia.
 
Recapitulando: papel e cartão limpo é SEMPRE no ecoponto Azul!
 
Ver mais informação aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E