Avançar para o conteúdo principal

Reciclar com responsabilidade

Porque é que nem todo o papel e cartão pode ser reciclado?

Porque o papel  e cartão para serem reciclados deverão manter inalteradas as suas propriedades originais.
 
O  papel e o cartão, pela sua natureza, são absorventes (em maior ou menor escala). Desta forma, quando em contacto com outros produtos (especialmente líquidos) têm tendência a absorve-los, o que leva a que as suas propriedades fiquem alteradas. Por este motivo, não é possível reciclar papel sujo com gordura, embalagens de cartão com gordura (ex. caixas de pizza), papel de cozinha, lenços de papel e guardanapos sujos, etc.
 
Por outro lado, papéis plastificados, papéis autocolantes, sacos de cimento, toalhetes e fraldas por estarem em contacto com outras substâncias ou por lhe terem sido incorporados outros produtos (como é o caso da plastificação) não podem ser reciclados juntamente com o restante papel e cartão. Estes tipos de papel deverão ser encaminhados para a fração indiferenciada dos resíduos, vulgo "lixo”, para que tenham o correto encaminhamento a dar a este tipo de material e desta forma não contaminem o papel e cartão limpos.
 
Se cumprirmos este simples procedimento, será possível encaminhar muito mais papel e cartão para reciclagem e desta forma contribuir para a poupança de recursos naturais e energia.
 
Recapitulando: papel e cartão limpo é SEMPRE no ecoponto Azul!
 
Ver mais informação aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

  A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional em todo o mundo. Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas para que atuem em defesa de pessoas e comunidades que veem os seus direitos humanos violados. Após a divulgação dos casos, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos, partilham informação nas redes sociais, fazem donativos e juntam-se ao nosso movimento. A 23ª edição da Maratona de Cartas decorre em Portugal de 4 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Os casos Uma corajosa defensora dos direitos das mulheres, Manahel al-Otaibi , está a cumprir uma pena de 11 anos de prisão na Arábia Saudita. Um tribunal para crimes de “terrorismo” aplicou-lhe uma pena incrivelmente severa apenas por promover os direitos das mulheres e por fazer publicações nas redes sociais. Qual é o problema?   Manahel ...