Avançar para o conteúdo principal

Dia Internacional dos Direitos Humanos - Celebrar na Biblioteca

10 de dezembro foi a data escolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para celebrar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada por 58 países em 10 de dezembro de 1948.
A Biblioteca Escolar, em conjunto com os professores de Cidadania e Desenvolvimento e TIC, desenvolveu, durante todo o 1º período, um trabalho de pesquisa guiada com todas as turmas de 7º ano sobre os Direitos Humanos.
Outra atividade comemorativa da data consistiu na assinatura de Cartas da Amnistia, este ano em formato digital. A Amnistia Internacional é uma organização que tem por missão zelar pelo cumprimento dos Direitos Humanos, denunciar os casos de violação dos Direitos e exigir justiça. Esta atividade foi alargada a toda a comunidade educativa.









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação: