Avançar para o conteúdo principal

Fábulas - 8º C


Penélope e os seus rivais

Certo dia, no jardim zoológico, estava a girafa Penélope na jaula entediada quando avista a toupeira Clementina.
- Que estás aqui a fazer? - perguntou Penélope.
- Senti o cheiro de uma minhoca e decidi segui-la, vindo parar aqui.
A girafa, não gostando que a toupeira invadisse o seu espaço, disse-lhe:
- Aqui não entram animais da tua altura. Sai daqui mini-minorca!
A toupeira regressou a sua casa ofendida. Nesse mesmo dia, mais tarde, a Clementina encontrou-se com o seu amigo Pichebeck e planearam fazer uma armadilha para dar uma lição à girafa.
Na noite seguinte, os dois amigos sorrateiramente foram preparar a armadilha.
Quando Penélope acordou, deslocou-se para a sua árvore para tomar o pequeno-almoço, mas assim que deu alguns passos, caiu num grande buraco que Clementina e Pichebeck tinham feito.
- Ora bolas carambolas. Quem poderá ter feito isto? - interrogou-se Penélope.
- Quem é a mini-minorca agora! - exclamou a toupeira.
A girafa envergonhada com a lição que Clementina e Pichebeck lhe tinham dado, pediu desculpa e desde então passou a respeitar a toupeira.

Ler mais



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação: