Avançar para o conteúdo principal

Fábulas - 8º C


Penélope e os seus rivais

Certo dia, no jardim zoológico, estava a girafa Penélope na jaula entediada quando avista a toupeira Clementina.
- Que estás aqui a fazer? - perguntou Penélope.
- Senti o cheiro de uma minhoca e decidi segui-la, vindo parar aqui.
A girafa, não gostando que a toupeira invadisse o seu espaço, disse-lhe:
- Aqui não entram animais da tua altura. Sai daqui mini-minorca!
A toupeira regressou a sua casa ofendida. Nesse mesmo dia, mais tarde, a Clementina encontrou-se com o seu amigo Pichebeck e planearam fazer uma armadilha para dar uma lição à girafa.
Na noite seguinte, os dois amigos sorrateiramente foram preparar a armadilha.
Quando Penélope acordou, deslocou-se para a sua árvore para tomar o pequeno-almoço, mas assim que deu alguns passos, caiu num grande buraco que Clementina e Pichebeck tinham feito.
- Ora bolas carambolas. Quem poderá ter feito isto? - interrogou-se Penélope.
- Quem é a mini-minorca agora! - exclamou a toupeira.
A girafa envergonhada com a lição que Clementina e Pichebeck lhe tinham dado, pediu desculpa e desde então passou a respeitar a toupeira.

Ler mais



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

A Vida no Céu de José Eduardo Agualusa

  A vida no Céu, um romance de José Eduardo Agualusa que nos obriga a refletir sobre as questões da sustentabilidade, tem como subtítulo “Romance para Jovens e Outros Sonhadores”. A ação localiza-se num futuro não datado, 30 anos depois do grande dilúvio que submergiu os pontos mais elevados da Terra. A vida sobre as águas tornou-se insustentável, devido à temperatura e à toxicidade dos mares. Os sobreviventes vivem nas nuvens, no céu, em grandes ou pequenos aglomerados populacionais. Há dirigíveis enormes, com nomes como Xangai, New York e São Paulo; as famílias mais pobres, sem meios para comprar apartamentos nessas cidades flutuantes, construíram balões, muitos deles rudimentares. Depois da apresentação e análise desta obra, terminaremos com uma atividade interativa, envolvendo todos os participantes na sessão. A atividade foi um sucesso. Muito formativa e interativa.