Avançar para o conteúdo principal

Cartas premiadas no Concurso "Carta a um Fumador"

1º Prémio


Vila Real, 21 de novembro de 2020 

Querido padrinho,

Espero que estejam todos bem, com saúde e que esta fase do covid-19 passe rápido para estarmos juntos novamente.

Como sabes, gosto muito de ti e ultimamente tenho refletido sobre o facto de seres fumador há muitos anos e nas consequências que isso terá para ti. Provavelmente já não terás muitos mais anos pela frente.

Sabes que a cada cigarro que fumas, estás a ingerir nicotina, monóxido de carbono, alcatrão, substâncias radioativas e metais pesados? Todos estes constituintes são tóxicos, e fazem mal à tua saúde. Envenenas-te voluntariamente a cada cigarro que fumas - um Suicídio.

Fumar é muito perigoso, pois colocas a tua vida em perigo e também a da tua família mais próxima, uma vez que os fumadores passivos acabam também por respirar o teu fumo.

O tabaco é uma dependência, já para não falar, também, do facto dos fumadores poderem ter de pagar uma fatura mais alta, pois aumentam a probabilidade de contrair cancro do pulmão bem como outras doenças respiratórias. Os médicos estimam que o tabaco seja responsável por 1 milhão e 200 mil mortes por ano.

Se tudo isto não te convencer a deixares esse vício, terás que colocar os maços de tabaco num lado da balança, e as pessoas que mais gostas no outro e ver qual o lado que escolhes porque não há equilíbrio possível.

Como sei que adoras viajar faz as contas ao valor que gastas num ano em tabaco e, verás que, se estiveres um ano sem fumar, pouparás o necessário para fazeres uma viagem a um qualquer país Europeu.

Desculpa o desabafo mas, como gosto tanto de ti, não podia deixar passar nem mais um dia, sem te tentar convencer a deixar de fumar.
Atenciosamente,
A tua querida afilhada. 

Joana Reis Nº6 8ºA 

2º Prémio

Vila Real, 17 de novembro de 2020 

Olá, Titi Ema!

Espero que esteja tudo bem contigo e com o tio Virgílio.

Bem, como sabes, hoje é o dia do não fumador, e estou hoje aqui a escrever-te esta carta para te convencer a deixar de fumar ou pelo menos a fumar menos vezes (e espero mesmo conseguir).

A maioria das pessoas que fumam experimenta, por influência de alguém ou para se afirmar perante os outros, e a partir daí não param. Isto porque o tabaco contém uma substância chamada Nicotina, o que provoca o desejo de fumar. Por isso é que se torna tão difícil parar. Esta substância também provoca alterações no sistema nervoso.

O tabaco traz inúmeros problemas de saúde, as pessoas que fumam estão expostas a doenças gravíssimas e fatais, especialmente o cancro. O fumo que sai do cigarro prejudica também as pessoas em volta do fumador. Fumar diminui a esperança de vida (e eu sei que queres viver por muitos mais anos). A tua autoestima também está em jogo, porque com o tempo vão aparecendo mais cedo as rugas, surgem também manchas amarelas no rosto e a pele começa a ficar muito seca, aumenta também o índice de queda do cabelo.

Sim, eu ainda tenho mais motivos! Para além de o tabaco fazer mal a ti e aos outros também prejudica imenso o planeta, pois há um aumento de dióxido de carbono que provoca um aumento de temperatura a nível global. Como a maioria das pessoas deita os cigarros ao chão, há também um aumento de poluição.

Tantas são as pessoas que hoje vivem pessimamente, tanto a nível físico como económico por causa disto. Queres mesmo viver assim?

Não quero que leves esta carta como um capricho de uma criança! Trata-se da tua qualidade de vida.

Tia, são vastas as formas que te ajudariam no processo de parar de fumar, consulta um médico, por exemplo. Opta por um estilo de vida mais saudável e amigo do ambiente. Peço-te que penses verdadeiramente no assunto. Agora fica nas tuas mãos.

Beijinhos
Beatriz

3º Prémio


Vila Real, 20 de Novembro de 2020 

Querido fumador

Espero que esteja tudo bem porém, sei que em breve não estará. Não sou uma vidente para a alertar o que toda a gente te avisa. Se continuar sabe que perderá anos preciosos da sua vida, e espero que tenha consciência disso.

Se tivesse que dizer um último adeus à pessoa que mais ama, ficaria triste? Se a resposta for não procure um psicólogo, se for sim, esse momento fica cada vez mais perto.

Se fuma todos os dias, esse dia vai ficando mais perto e mais perto até não o poder evitar ou escapar. Se fuma perto de pessoas que não querem ser prejudicadas, vai acabar por prejudicá-las com o fumo que sai do cigarro. Eu acho que não quer isso.

Não é má pessoa e aposto que não gostaria de prejudicar alguém por sua consequência. Como é de conhecimento geral existem muitos panfletos a alertar sobre as consequências caso não deixe de fumar, e por de trás deles há muitas pessoas a suplicarem por ajuda. Elas são prejudicadas pelo fumo do seu tabaco e sofrem com consequências que não deveriam sofrer.

O tabaco contém substâncias prejudiciais e viciantes. Todos nós podemos cair no mesmo erro e todos nós somos fortes o suficiente para sair dele. Sim, é forte o suficiente. Sim, consegue fazer isto. Quanto mais rápido deixar de fumar, mais anos de vida poupará, e mais tempo terá para dizer àquela pessoa especial que a ama. Caso contrário, brevemente irá lidar com doenças muito prejudiciais, irá observar todos os próximos a ficarem tristes, irá sofrer fisica e mentalmente.

Então por favor pense e nunca deixe de acreditar que é forte o suficiente.
Fique bem.

Leonor Rebelo 8º F- Nº 15


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E