Avançar para o conteúdo principal

Dia Escolar da não Violência e da Paz


Cidadania e Desenvolvimento - Literacia dos media


A literacia dos media é uma área cada vez mais importante para a formação de cidadãos ativos e informados. A biblioteca escolar, enquanto espaço e fonte de recursos de qualidade, deve proporcionar ambientes formativos promotores das diferentes literacias.
Com este objetivo, no dia 31 de janeiro, pelas 10.00, alunos do 7.º, 10.º e 12.º anos participaram num debate sobre a questão: As redes sociais são promotoras da violência?
Organizado pela professora bibliotecária, em articulação com o professor Pedro Miranda, esta atividade foi o culminar de uma planificação que envolveu a turma E do 10.º ano e os alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católicas (EMRC) também do 10.º ano. Ao longo de duas semanas, nas disciplinas de Filosofia e EMRC, os alunos pesquisaram sobre o tema, recolheram evidências e dados pertinentes à discussão, organizaram os seus argumentos em mapas com recurso a uma ferramenta digital https://www.reasoninglab.com/pt/ e discutiram em pequenos grupos qual a posição que iriam defender.
O debate foi gravado pelos alunos que dinamizam a Rádio da escola e que serão os responsáveis pela seleção dos momentos mais significativos e posterior divulgação a toda a comunidade educativa.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação: