Avançar para o conteúdo principal

FIIN - Festival Internacional de Imagens da Natureza


Curtas metragens do FIIN - 2018


O visionamento de cada curta metragem levou os alunos a uma reflexão acerca da importância da conservação e preservação da natureza, onde persiste a poluição dos oceanos e da atmosfera terrestre.

Partilhamos algumas reflexões do 7.º C:

“Hoje vimos algumas curtas metragens do FIIN (Festival Internacional de Imagens da Natureza). Salvar os oceanos foi a grande mensagem, comum a todas elas. O filme sobre os tubarões mostrou-nos como uns simples cortes, feitos na edição, podem modificar a perceção que temos destes animais.”

“A poluição dos oceanos é cada vez maior devido ao ser humano que deita resíduos poluentes, provocando assim a extinção de espécies. Por exemplo, os animais sufocam devido aos plásticos existentes nos oceanos.”

“Do meu ponto e vista, a conservação e tratamento da água é essencial para a continuação da vida e da existência de seres vivos no planeta terra, a nossa casa.”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação:

A Vida no Céu de José Eduardo Agualusa

  A vida no Céu, um romance de José Eduardo Agualusa que nos obriga a refletir sobre as questões da sustentabilidade, tem como subtítulo “Romance para Jovens e Outros Sonhadores”. A ação localiza-se num futuro não datado, 30 anos depois do grande dilúvio que submergiu os pontos mais elevados da Terra. A vida sobre as águas tornou-se insustentável, devido à temperatura e à toxicidade dos mares. Os sobreviventes vivem nas nuvens, no céu, em grandes ou pequenos aglomerados populacionais. Há dirigíveis enormes, com nomes como Xangai, New York e São Paulo; as famílias mais pobres, sem meios para comprar apartamentos nessas cidades flutuantes, construíram balões, muitos deles rudimentares. Depois da apresentação e análise desta obra, terminaremos com uma atividade interativa, envolvendo todos os participantes na sessão. A atividade foi um sucesso. Muito formativa e interativa.