Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Rádio

No dia 13 de fevereiro comemorou-se o Dia Mundial da Rádio. Os alunos responsáveis pela Rádio da Escola associaram-se às comemorações e fizeram uma visita às instalações da Universidade FM acompanhados pela professora bibliotecária. Foram entrevistados e puderam divulgar o trabalho que estão a desenvolver e como pensam, no futuro, tornar a Rádio da escola um meio de partilha e divulgação de atividades mas também explorar as suas potencialidades educativas. Dois alunos da escola, acompanhados pela professora Catarina Ribeiro, leram poemas na sua língua materna. O Harry Wong leu um poema de Shakespeare e a Laura Saraiva leu um poema de Bertold Brecht.
Sendo a literacia dos media um dos objetivos a desenvolver com os alunos, a biblioteca associou-se a este projeto como parceiro privilegiado para orientação na planificação, desenvolvimento das atividades e articulação com outros atores da comunidade escolar.
São já algumas as atividades da biblioteca em articulação com a Rádio da escola já divulgadas neste blogue. Destacamos a gravação da leitura de poemas em voz alta e a gravação de um debate na biblioteca. 
Partilhamos algumas imagens da visita à Universidade FM.







Para uma utilização educativa da rádio ver: https://www.clemi.fr/fileadmin/user_upload/Guide_Lyceen_1_02_17.pdf

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

A Vida no Céu de José Eduardo Agualusa

  A vida no Céu, um romance de José Eduardo Agualusa que nos obriga a refletir sobre as questões da sustentabilidade, tem como subtítulo “Romance para Jovens e Outros Sonhadores”. A ação localiza-se num futuro não datado, 30 anos depois do grande dilúvio que submergiu os pontos mais elevados da Terra. A vida sobre as águas tornou-se insustentável, devido à temperatura e à toxicidade dos mares. Os sobreviventes vivem nas nuvens, no céu, em grandes ou pequenos aglomerados populacionais. Há dirigíveis enormes, com nomes como Xangai, New York e São Paulo; as famílias mais pobres, sem meios para comprar apartamentos nessas cidades flutuantes, construíram balões, muitos deles rudimentares. Depois da apresentação e análise desta obra, terminaremos com uma atividade interativa, envolvendo todos os participantes na sessão. A atividade foi um sucesso. Muito formativa e interativa.